segunda-feira, 7 de março de 2011

Comunidade Alpha e Ômega

Baseado em Atos 2,42-47, Deus nos deu a visão da Comunidade onde cristãos, irmãos e irmãs viveriam juntos, compartilhando um da vida do outro em comunhão diária, com alegria e muita satisfação, dividindo bens de valor incomensurável que é o nosso ser e não o fazer ou o possuir, não possuindo mais nada como propriedade exclusiva, sendo distribuído conforme as necessidades pessoais de cada um. E, todos juntos, buscando fazer a Vontade de Deus, com desejo de trazer o Seu reino na terra. E responder quem Ele de fato é e o que seja em nossas vidas.

A cada dia, a cada hora, somos chamados a nos posicionar a favor ou contra Jesus Cristo. Por meio de pedidos que nos façam, de desafios que enfrentamos ou problemas que exigem de nós uma decisão imediata, estamos testemunhando o quanto sua pessoa e sua mensagem representam em nossa vida. é Ele próprio quem, de certa maneira, continua nos dirigindo a mais inquietante das perguntas: “E vós, quem dizeis que eu sou?” (Mt 16,15).

Antes de tê-la feito pela primeira vez, Jesus promoveu uma pesquisa informal junto aos apóstolos. Perguntou-lhes: “No dizer do povo, quem é o Filho do homem?” A interrogação era tão despretensiosa que eles se sentiram animados a contar-lhe o que tinham ouvido de seus amigos e conhecidos: “Uns dizem que é João Batista; outros Elias; outros Jeremias ou um dos profetas”.


Calaram-se quando o Mestre lhes perguntou diretamente: “E vós, quem dizeis que eu sou?”

Perceberam que lhe responder era posicionar-se, pois acabariam revelando-lhes os próprios projetos de vida, os valores que agitavam seus corações de pescadores e o centro de interesses que prendiam sua atenção.
Quem cortou o silêncio do ambiente foi Pedro. Sua resposta foi tão brilhante que recebeu até um elogio de Jesus: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo!”

Esta pergunta ecoou dentro do nosso coração: “Quem dizeis que eu sou?”
Inquietou-nos. Éramos no início um pequeno grupo que fomos questionados por Jesus!


Tínhamos que dar uma resposta! Como os apóstolos, também sabíamos que tínhamos que nos posicionar e revelar-lhe os nossos projetos de vida, os nossos valores e já sabíamos que isto implicaria também deixar “nossas redes” que nos prendiam, os nossos interesses...


Mas Ele insistiu em sua interrogação: “Quem dizeis que eu sou?”


E já nos foi dando a resposta e seduzindo nossos corações, mesmo em meio as nossas resistências, nossos medos e porque não, nossa covardia...

Sabíamos que responder seria comprometer-nos, mas também não responder causava em nós uma grande tristeza e uma profunda sensação de “Jovem rico”.


Quanto já tínhamos recebido!

E na sua afável e doce voz o questionamento: “Quem dizeis que eu sou?” Em outras palavras: “Em que a sua vida é diferente por minha causa?”


A fim de que nossa resposta fosse verdadeira, verificávamos, antes de tudo, em que estava preso nossos corações. Relembrávamos nossos atos e palavras, nossos pensamentos e projetos.

Dar respostas bonitas só para acalmar nossas consciências era muito pouco.
Era preciso perceber qual a influência que o Senhor realmente tinha em nossas decisões. Só seremos felizes quando estivermos convictos, e essa convicção se traduzir em gestos concretos de que Jesus Cristo é o único Salvador.


Ele não quer muita coisa. Ele quer tudo. Ou tudo, ou nada, “tudo ou tudo”.

Então ele nos falou em nossas consciências: “Eu sou o Alpha e o ômega, o começo e o fim” (Apoc. 21,6). “Eu sou o Alpha e o ômega, diz o Senhor Deus, Aquele que é, que era e que vem, o Dominador” (Apoc. 1,8)... O único capaz de nos revelar Deus em condições de conduzir-nos aos seus braços; o único que tem palavras de vida eterna e pelo qual vale a pena perder a vida.

“E vós, quem dizeis que eu sou?” A pergunta de Jesus continua no ar.
A Comunidade tem como propósito trazer de volta a essência da igreja descrita em Atos, fazendo com que a Glória de Deus venha sobre nós de uma forma intensa como na igreja primitiva ou até mais. O propósito disso é que venham se cumprir muitas das palavras ditas pelo Senhor Jesus. Uma delas é a de que através dos filhos seriam operados muitos milagres, não somente curas e sim transformações de caráter e mudança de vida, algo que só na presença da Glória de Deus poderia acontecer.

A Comunidade também tem por objetivo que cada pessoa possa descobrir o que Deus tem preparado para elas e que venham usufruir das Suas bênçãos. Vivendo como uma verdadeira família e principalmente filhos semelhantes a Jesus, que buscam sempre ver, ouvir e estar prontos para obedecer ao Pai.

Pai estamos aqui, que venha o Teu Reino, e seja feita a Tua Vontade entre nós!!!

A Comunidade pAra mim...é um descortinar daquilo que Deus Pai espera em um relacionamento com seus filhos, onde o primordial é o nosso relacionamento com Ele, nosso relacionamento com nossos irmãos.

Tem sido algo excepcional, um viver Atos 2,42-47 em pleno século XXI, onde estamos submetidos a uma mesma regra, a uma mesma vontade, a Vontade de Deus, nosso Pai. Enquanto muitos têm lutado pela independência, nossa busca maior é sermos totalmente dependentes de Deus e interdependentes uns dos outros.

Mas para vivermos realmente em uma comum união, é necessária uma dose diária de renúncia, o que resulta em um aprendizado e um crescimento extraordinário, acima de tudo um relacionamento mais profundo com o nosso Deus Príncipio e Fim de nossas vidas, de onde tudo vem e para onde tudo converge.

Sou grato aos meus filhos que tem feito parte comigo dessa importante fase da minha história de Salvação, os quais ajudaram muito no meu crescimento, e também, aos meus primeiros e ao Conselho e principalmente a nossa co-Fundadora Maria Rita, pela docilidade de seu coração, grandes exemplos pra mim, que têm sido grandes referenciais em minha vida, que tem me amado e demonstrado isso não só em palavras mais acima de tudo em atitudes.

Sou grato a Deus pela oportunidade de fazer parte dessa Comunidade, obtendo assim um crescimento ainda maior, uma mudança constante na minha natureza onde nada é meu, mas tudo é de todos. Somos unidos, comungamos do mesmo “pão espiritual” e caminhamos com o mesmo propósito. Pude viver um pouco do Livro de Atos, “...onde todos estavam juntos e tinham tudo em comum..., na comunhão no partir do pão e nas orações.”.


Buscando pela presença do Amado de nossas Almas, onde: “Amado com Amada, amada já no Amado transformada, tanto quanto possível nesta vida.

Deus é mesmo surpreendente, foram muitos investimentos e em tão pouco tempo. Dentro da Comunidade me conheci no mais profundo; onde muitos tem medo de chegar. Foram muitos erros e muitos acertos nestes anos, mas além de tudo um amor extraordinário que Deus fez questão de mostrar para nós e com isso fui me posicionando, para sempre agradá-lo e amá-lo em atitudes e não mais em palavras.

Comunidade é sem dúvida renúncia de tudo.

Talvez tenha sido a decisão mais correta que eu tenha feito em minha vida, mesmo porque, eu tenho a certeza de que é o Senhor que me trouxe pra ser moldado em áreas que até mesmo eu, desconhecia que precisava ser trabalhado.

Pra ser o mais resumido possível, e pra ser mais claro, entre essas áreas estão as dependências do Pai no aspecto cotidiano e nas coisas mais importantes da vida de um ser humano que precisam ser resolvidas. Quero dizer deixar que Deus tome a decisão por nós, talvez seja uma área muito difícil, mas muito importante e depois que se aprende, descobrimos o quão prazerosa é. Outro aspecto necessário é o relacionamento entre nós que moramos juntos e isso acaba influenciando nos relacionamentos externos também. Não posso me esquecer que esperar o tempo do Pai pra que as coisas aconteçam também é um tratar, mas hoje, depois de tudo que tenho aprendido e vivido através das experiências que Deus tem me permitido passar, tenho certeza de que a cada dia, me aproximo do tipo de pessoa que Ele quer que eu seja e, sobretudo, me tornar um adorador com minha própria vida e representá-lo bem e da maneira digna como Ele merece.

Enfim, estou aprendendo a ser filho da maneira como Ele espera que sejamos e que nunca soubemos ser, mas que hoje, através de exemplos como Maria Rita, Ana Capareli, Antonio e tantos outros... Louvo a Deus por esse tempo, pela vida dos meus e que o Senhor os abençoe grandemente. Amém!

Pe. Emílio Carlos Mancini
Fundador e Moderador Geral Comunidade Alpha e ômega


Fonte: Comunidade Alpha e Ômega



Nenhum comentário:

Postar um comentário