sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

BILHETE DE EVANGELHO

Só deixando que Deus seja Natal nas nossas vidas poderemos ser Natal para os outros…
IVº Domingo do Advento

Aos homens perdidos, Deus oferece a sua presença. O Povo de Deus estava perdido, esperava o Messias prometido pelos Profetas e não O via chegar. Maria e José estavam perdidos, porque não havia lugar para eles. Os pastores estavam perdidos, eram excluídos em toda a parte. Os Magos estavam perdidos, não sabiam onde devia nascer o Messias. E eis que Deus oferece a sua presença: Ele é o Emanuel, Deus conosco! Depois do Natal, ninguém está totalmente perdido. A solidão total não existe mais. Deus está sempre presente. Mas é necessário que os seus mediadores manifestem esta presença. Se estamos perdidos, estendamos a mão para conseguirmos agarrar outra. Se encontrarmos um irmão perdido, estendamos a mão para que Natal seja verdadeiramente Natal para ele e ele saiba que Deus está bem presente entre os seus.

PALAVRA EXPLICADA 1: SONHOS.

As advertências transmitidas pelos sonhos são numerosas no relato da infância do Evangelho segundo São Mateus. Os beneficiários são os anjos (Mt 2,12), mas sobretudo José (Mt 1,20; 2,13.19.22), habitualmente representado “sonhador” nos ícones da Natividade. Numerosas personagens bíblicas foram advertidas durante a noite, em sonho: Jacob, pela visão da escada a ligar o céu (Gen 28,12), o profeta Natã, enviado em missão junto de Davi (2 Sam 7,4), o apóstolo Paulo, pela sua estadia na Macedônia (Act 16,9), etc. Através de mensagens invisíveis enviadas por Deus, como os anjos, a comunicação de noite, em sonhos e visões, era o meio privilegiado e ideal para transmitir as suas informações e as suas instruções. Na liturgia, numerosas tradições tiveram como origem tais visões pelo sonho. É o caso para o louvor celeste “Santo, Santo, Santo, o Senhor”, comunicado ao profeta Isaías (Is 6) e para todas as aclamações recebidas das visões do Apocalipse, como a de Ap 7,2.14.

PALAVRA EXPLICADA 2: POVO SANTO.

A segunda leitura deste domingo termina com estas palavras: “todos os amados por Deus e chamados a serem santos”. Daí o povo de Deus ser chamado “povo santo”. Este título, tão frequente nas orações eucarísticas incluindo os prefácios, vem da Bíblia. Na expressão “povo santo”, a santidade não se reduz a uma conduta virtuosa ou íntegra que a palavra “santo” sugere familiarmente. Esta santidade é a comunicação de Deus ao seu povo, desde a assembleia do Sinai: “Sereis santos para Mim, porque Eu sou santo” (Lev 20,26). Tal título e outros semelhantes como “nação santa”, dados às nossas comunidades, manifestam a continuidade da obra de Deus: o que Ele começou no Sinai realiza-o de domingo a domingo nas nossas liturgias.

ATENÇÃO ÀS CRIANÇAS: A MISSÃO DE JOSÉ.

Uma partilha de Evangelho pode ser útil hoje com as crianças, para lhes fazer transmitir qual é a bela missão de José. É possível que algumas crianças, vivendo numa família “recomposta”, admitam mais facilmente que outras que Jesus tenha podido ter um “verdadeiro papá” e um “outro papá”. O importante é que todos descubram que Jesus é “Deus” mas que teve necessidade como nós, para crescer, de um pai e de uma mãe. José envolveu Maria e José com toda a sua ternura. As crianças dirão a toda a assembleia o que José fez por Jesus: deu-lhe o seu nome (como hoje se “declara” um nascimento), trabalhou para o alimentar e o ajudar a crescer, protegeu Jesus. Poder-se-á terminar com uma breve oração a São José: “Obrigado, José, por teres tomado o cuidado de Jesus. Hoje, reza-Lhe por nós, para que Ele proteja todas as crianças”.


PALAVRA PARA O CAMINHO.

Sinais! Deus está sempre a dar-nos sinais, mas nós procuramos quase sempre do lado do extraordinário. Raramente Deus está no extraordinário. O sinal que Ele nos oferece é o de uma família humana, como as nossas, em que Ele se faz corpo para ser “Deus conosco”.
Que espaço Lhe abrimos nas nossas vidas de homens e de mulheres para que o Sinal da sua Presença e do seu Amor seja Visível para todos os que O procuram hoje? Só com o coração aberto a Deus poderemos acolher os irmãos… Só deixando que Deus seja Natal nas nossas vidas poderemos ser Natal para os outros…

Nem mais! Mãos à obra em mais uma semana que Deus nos concede, a semana do Natal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário