Cada Cristão deve ler a Bíblia para ser Sábio, crer nela para ser Salvo e praticar os seus ensinos para ser Santo.
Neste mês especial de setembro onde a Igreja nos convida a termos mais a Bíblia em nossas mãos, pois ela ilumina a vida e a vida ilumina a Bíblia no cotidiano de nosso viver cristão gostaria de chegar até você e lembrá-lo que: Cada lar cristão não deveria prescindir da presença de uma Bíblia, colocada em lugar de destaque em casa.
Seria como que um sacrário doméstico, em que Deus está presente e lhe faz companhia em todas as horas; com ela, todos deveriam reconhecer a necessidade de uma leitura orante onde a vida familiar se confronta com a Palavra de Deus.
Com ela em nosso coração e nossa vida para ajudar a discernir caminhos de nossas decisões marcados pela Palavra com certeza teremos como ela mesma nos diz: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para os meus caminhos” (Sl 118,105)
Seria desejável que os casais se reunissem para ler, meditar a Palavra e deixar-se conduzir pelos seus apelos.
Em que todos fossem sensibilizados para a riqueza da palavra, destinada a habitar entre nós, a montar a sua tenda nos desertos do nosso caminhar quotidiano, a se familiarizarem com a Bíblia através, sobretudo da lectio divina, da leitura orante dos textos sagrados.
Escolher uma palavra da Escritura para cada mês, a Palavra de Vida que orienta decisões, opções, que ilumina problemas e sobre cuja vivência se trocam experiências, para descobrir o lugar da Palavra na vida das pessoas da nossa família com certeza isso julgo dêem fruto e fruto que permaneça para uma maior qualidade de vida.
Dentre os muitos benefícios que a Bíblia traz ao ser humano, um dos que mais se destaca é o fato de transmitir luz em diversos sentidos. Isso só acontece porque em si mesma ele é luz, isto é, ela tem a capacidade de clarear, orientar e, literalmente, iluminar a vida, os passos do homem, da mulher, da criança, do jovem e também do ancião. A Bíblia é hoje o livro mais lido em todo mundo.
A leitura completa da bíblia é exercício indispensável na vida de qualquer cristão que deseja crescer na graça e no conhecimento de Deus, de si mesmo e do mundo à sua volta.
Uma pessoa pode até ler a Bíblia normalmente sem possuir nenhum vínculo com Jesus, mas é simplesmente impossível que um verdadeiro discípulo de Jesus consiga algum êxito em sua vida cristã sem a leitura constante da Bíblia.
Além do salutar exercício mental e espiritual da leitura regular desta enciclopédia universal, a sua meditação diária e obediência aos seus ensinos, são fatores imprescindíveis para todo cristão comprometido com Deus e com o seu reino na terra.
Em Apocalipse 1,3 está escrito: “Bem Aventurado aquele que ler e aquele que ouve as palavras da Profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo”.
Cada Cristão deve ler a Bíblia para ser Sábio, crer nela para ser Salvo e praticar os seus ensinos para ser Santo.
Um dos maiores problemas vividos hoje nas Igrejas Cristãs, é a negligência de muitos de seus membros com relação à leitura e o estudo aprofundado das escrituras Sagradas.
Lamentavelmente, já se constatou em diversas igrejas um alto índice de analfabetismo Bíblico. Muitos membros e freqüentadores de igrejas contentam-se apenas com os breves textos citados nos sermões.
Que a misericórdia de Deus as alcance em quanto é tempo e que o livro de Deus seja encontrado e ensinado como preceito do Deus Eterno.
Jesus declarou a muitos religiosos de sua época: “Errais, não conhecendo as escrituras e nem o poder de Deus.” Diante de tantos os desafios, inovações, e ensinos heréticos, o melhor que as igrejas cristãs e os cristãos e filhos do Pai amado podem e devem fazer é incentivar o exame diário das sagradas escrituras, pois ela continua sendo “Lâmpada para os nossos pés e luz para o nosso caminho”.
“Desconhecer as Escrituras é não conhecer a Cristo.” (São Jerônimo)
Com minha benção que a Palavra de Deus traga muitas chuvas de graças para vossas vidas e vossos lares.
Pe.Emílio Carlos+
Nenhum comentário:
Postar um comentário