sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

BILHETE DE EVANGELHO - 3º DOMINGO DO ADVENTO


3º DOMINGO DO ADVENTO

A PAZ, A ALEGRIA.

Este terceiro domingo do Advento é o domingo da alegria.


( Francisco )

O movimento internacional “Pax Christi” convida-nos a rezar pela paz em particular neste dia.

A paz e a alegria: duas grandes riquezas que queremos para o nosso mundo. Na preparação da liturgia, seria interessante procurar formas de dar um real conteúdo à nossa esperança, ver como estas palavras “paz” e “alegria” podem ressoar no coração de cada um: procurar propor gestos concretos que vão neste sentido para os habitantes do bairro ou da cidade; procurar que a nossa oração deste dia seja mais verdadeira e consequente na vida concreta.

E como convidar os cristãos a ser testemunhas da paz e da alegria de Cristo?

A festa de Natal, este ano, mudará alguma coisa à nossa volta?

É importante preparar a liturgia neste sentido para que a celebração continue nas situações de vida durante a semana…

Aos homens que reconhecem a sua fragilidade, Deus manifesta o seu poder.

Não é frequente reconhecermos os nossos desvios, os nossos erros, a nossa fragilidade, a nossa vulnerabilidade.

Porém, isso seria reconhecer simplesmente a nossa humanidade… Os pais não se desonram ao reconhecer diante dos seus filhos que se enganaram.

A Igreja não se rebaixa ao reconhecer os seus erros do passado; ao contrário, eleva-se.

Os cristãos não se entristecem ao reconhecer o seu pecado; ao contrário, dão a Deus a alegria de os perdoar.

Deixemos Deus manifestar o seu poder, concedendo-nos o seu perdão!

Basta que nos reconheçamos frágeis. E então a nossa fragilidade mudar-se-á em força. De frágeis tornar-nos-emos fortes, fortes de ser amados.

PALAVRA EXPLICADA 1: SALMO E ALELUIA.

Na liturgia da Palavra, Deus está em diálogo com o seu Povo, pela alternância entre leituras bíblicas e cântico dos salmos. No domingo, na organização em três leituras, a primeira leitura é um extrato do Antigo Testamento ou, no tempo pascal, dos Atos dos Apóstolos. Esta proclamação revela à assembleia ações que Deus cumpriu no passado, ou propõe uma meditação sobre a solicitude de Deus a seu respeito.

Esta escuta suscita sentimentos de ação de graças que a assembleia exprime pelo cântico do Salmo, respondendo à Palavra de Deus através de outras palavras da Bíblia: é verdadeiramente um diálogo no Espírito Santo, que proclamamos que falou pelos Profetas.

A segunda leitura é extraída dos escritos apostólicos. É seguida da aclamação ao Evangelho, seja um Aleluia com o seu versículo, seja, durante a Quaresma, um versículo com uma outra aclamação.

Quando a liturgia da Palavra comporta apenas uma leitura antes do Evangelho, o Salmo e a aclamação do Evangelho seguem-se imediatamente.

PALAVRA EXPLICADA 2: REFRÃO SÂLMICO.

Para o Salmo que responde à primeira leitura, o lecionário propõe um refrão, também chamado antífona, e alguns versículos. Esta fórmula permite a toda a assembleia participar neste momento importante, que é resposta à Palavra de Deus.

Os refrões são frases curtas, extraídas do próprio Salmo ou de um outro texto, como o da noite de Natal: “Hoje, um Salvador nasceu, é Cristo, o Senhor”.

Para favorecer a participação de toda a assembleia, o coro ou um solista canta primeiro o refrão, para o fazer ouvir à assembleia, e esta retoma-o de seguida.

Em seguida, o solista, ou o coro, canta os versículos do Salmo. No fim ou nos intervalos dos versículos, retoma-se o refrão.

A sua brevidade permite que a assembleia o guarde mais facilmente na memória, não somente para a participação na celebração, mas para que possa ser retomado por cada um na oração familiar e pessoal.

PALAVRA PARA O CAMINHO.

Paciência! Uma palavra em total sentido contrário aos nossos comportamentos: exigimos tudo, imediatamente!

Dois milênios em que esperamos a vinda do Senhor!

Ainda não veio! Mas já está! Renovemos, reajustemos o nosso olhar de fé e redescubramo-l’O bem presente, e em ação, em lugares em que tantas vezes não esperávamos encontrá-l’O!

Sempre em atitude de alegria e de esperança!

Nenhum comentário:

Postar um comentário