segunda-feira, 6 de setembro de 2010

A PALAVRA DE DEUS: BÍBLIA E LETRAS

TEXTOS DE APOIO
Com Santa Madre Teresa de Jesus:

- Livro da Vida 26, 5: O Livro Vivo.
- Livro da Vida 3, 5: A força da Palavra de Deus.
- Livro da Vida 32,9: A guarda a Regra com perfeição.

No Brasil, o mês de Setembro é dedicado ao mês da Bíblia, Palavra de Deus e estamos entrando neste mês, vamos buscar mais intimidade com o próprio Deus através de sua Palavra revelada.

A Bíblia, juntamente com a Eucaristia é o centro da vida cristã. Afirmava São Jerônimo que “desconhecer as Sagradas Escrituras é desconhecer a Cristo”.

Na época de Teresa, embora alguns anos antes houvesse uma sede de Bíblia, por causa das dificuldades religiosas e políticas, provocadas por alguns teólogos, a Bíblia não estava acessível ao povo em língua vernácula.

Alguns livros religiosos, na Espanha, que num primeiro momento era possível encontrá-los em língua castelana, de onde muitos se alimentavam, por causa dos ‘protestantes’ foram proibidos de circular (1554) pela instituição Igreja, através de Santa Inquisição.

Muitos desses livros proibidos, Teresa fazia uso deles em suas orações. A proibição desses livros, de certa forma, afetou muito a Teresa.

Afetou tanto que Teresa chegou a ter uma visão na qual o Cristo lhe dizia que para ela Ele seria o livro vivo que ela poderia ler e que ninguém a impediria.

A caminhada do cristão, portanto, o caminho espiritual é um processo. Ele, antes de ser estático, é dinâmico. Teresa aos poucos foi tomando consciência de sua vocação. O chamado vai se descobrindo aos poucos.

A resposta vai se dando a cada dia. Assim Teresa tomou conhecimento da Regra (cf. V 32, 9 e 35,2-2). É sabido que o centro da Regra que Santo Alberto deu aos Carmelitas está no “meditar dia e noite a Lei do Senhor”.

Meditar: É o mesmo que considerar, refletir, ponderar. Na linguagem bíblica tem o mesmo significado que ruminar. Trazer sempre, ir e vir, na mente e no coração, a Palavra de Deus.
Dia e noite: Quer dizer, o tempo todo, em todas as horas, sempre, sem nenhum intervalo. Dia e noite expressa totalidade.
Lei do Senhor: Por Lei do Senhor entende-se a Palavra de Deus, a Bíblia. “Que a Palavra esteja e sua mente e em seu coração; Dela falará ao levantar-se e ao se deitar, andando ou sentado...”

Oração é misturar-se a Palavra de Deus, se perder nela. Está envolto a ela. Deixar-se afetar por

Ela e, por fim, como conseqüência, dar resposta com a vida ao desejo de Deus.

Teresa tinha tamanha intimidade com a Palavra de Deus.

Quando não podia ler textos bíblicos, lia escritos espirituais e/ou ouvia sermões.

Como é o meu relacionamento com a Bíblia?
Trago-a sempre em minhas mãos procurando incuti-la em minha mente e em meu coração?
Estudo a Bíblia para viver a palavra de Deus ou para pregá-la aos outros?
Com que jeito, intenção eu me aproximo da Bíblia?

Cristo foi o ‘Livro vivo’ para Teresa. Ela acessava a Deus não apenas nos livros (em grego Bíblia), mas também na vida.

Procuro eu estar atento ao meu estudo da Palavra e investigando qual é a vontade de Deus? Como estou dando resposta ao desejo de Deus?

Pe.Emílio Carlos +


Nenhum comentário:

Postar um comentário